Ilustríssimos leitores e leitoras,

                                            o vídeo abaixo mostrará o grande exemplo de um campo pouco reconhecido na Psicologia que é o Comportamentalismo (Behaviorismo). Esse ramo da Psicologia começou a surgir em nosso planeta por volta de 1910,1920 com os estudos de Pavlov sobre o Associacionismo. No famoso experimento dos "Cães de Pavlov", termos como Condicionamento, Estímulo e Resposta começaram a surgir.
                                          Há várias correntes dentro do Behaviorismo, dentre elas o Metodológico e o Radical. A grosso modo, o primeiro diz que devemos nos preocupar com o comportamento do indivíduo, não com seu pensamento ou ações cognitivas; o segundo, no qual Skinner (o carinha com a pomba aí embaixo) teve grande presença, diz que o próprio pensar é um comportamento. Tudo seria comportamento. 
                                          O vídeo abaixo ilustra empiricamente seu método de estudo e comprova sua teoria. Devemos lembrar que a linha "behaviorista" é criticada como todas as outras da Psicologia, tendo seus reconhecimentos e suas limitações, como qualquer outra linha teórica.
                                         Skinner comprova que se pode condicionar o comportamento operante de qualquer ser baseando-se nos preceitos de Recompensa e Punição.

Bom vídeo! 

P.S.: Aos amigos psicanalistas, iremos postar videos do mesmo nível, não se preocupem! ;)




Enviado por  em 10/10/2010
Visite nossos blogs, deixe seu comentário e participe da nossa comunidade:

Artigos para leitura, livros, filmes, documentários e programas para download: wwww.palcodamente.co.cc

Videos acadêmicos: www.psycotube.blogspot.com

Poesias e Pensamentos de Kárcio Sángeles: www.ecosdaalma.com