Gestalt-Terapia

Propaganda divertida do IX Congresso e XII Encontro Nacional Gestalt-Terapia em Vitoria -ES.
Tu assiste e ainda sai com uma ideia inicial da Gestalt Terapia!

Vale a pena ver!

http://www.youtube.com/watch?v=Gajh7nwNX8Q&feature=related


TAG: Gestalt; Vitoria

O Pragmatismo

            Ai, ai, ai! Temos esses dois rapazes aqui que estão discordando com o nosso último post! Talvez devemos escutá-los!
            Sabe e entende o que é Pragmatismo? Eu não. Vamos dar uma olhada juntos nesse video e descobrir!


Cogito Ergum Sum: Descartes e a Psicologia



René Descartes é considerado o pai da Filosofia Moderna. Assista ao vídeo abaixo para compreender e conhecer melhor a história, brevemente contada, de seu pensamento e de seu brilhantismo em meados do século XVII. Seu novo método de refletir e pensar sobre as coisas ao seu redor, não só influenciaram a Filosofia, mas, sim, todas as outras ciências ou "simpatizantes" que bebiam de sua fonte. Nossa querida Psicologia, ainda não reconhecida como ciência, teve forte vínculo com esse filósofo, pois foi com o pensamento dele que o Mecanicismo começou a surgir e o método empírico a reinar. Se não fosse por esses dois pontos: o Mecanicismo e o Empirismo, a História da Psicologia teria sido BEM diferente!

Voilà!


Um Pouco de Psicologia em 8:46

Buenas, senhoras e senhores!


          Que tal uma breve "introduccion" à psicologia? Neste vídeo mexicano, temos uma breve e excelente cronologia acerca da evolução da Psicologia como Ciência. Sim! A Psicologia sempre existiu, porém estava mistificada na Filosofia desde os antigos tempos. A presença da curiosidade humana em si e no mundo sempre esteve conosco. Em meados do século XIX, a Psicologia foi "fundada" como ciência, levando esse nome.
           Como Hermann Ebbinghaus disse "A Psicologia tem um longo passado, mas uma história curta." (Vidal, 2000).
           Com a magnífica Cavalgada das Valquírias de Wagner, permitam-se mergulhar num breve relato até metade do século XX, onde encontrarão homens que mudaram um mundo; seres humanos que deixaram seus nomes na história da humanidade; nomes pesados e de respeito que até hoje são lembrados e ensinados nas Universidades de todo o mundo. Com vocês, os imortais!



Enviado por  em 02/12/2010

"E aí está! Uma volta."


Ilustríssimos leitores e leitoras,

                                            o vídeo abaixo mostrará o grande exemplo de um campo pouco reconhecido na Psicologia que é o Comportamentalismo (Behaviorismo). Esse ramo da Psicologia começou a surgir em nosso planeta por volta de 1910,1920 com os estudos de Pavlov sobre o Associacionismo. No famoso experimento dos "Cães de Pavlov", termos como Condicionamento, Estímulo e Resposta começaram a surgir.
                                          Há várias correntes dentro do Behaviorismo, dentre elas o Metodológico e o Radical. A grosso modo, o primeiro diz que devemos nos preocupar com o comportamento do indivíduo, não com seu pensamento ou ações cognitivas; o segundo, no qual Skinner (o carinha com a pomba aí embaixo) teve grande presença, diz que o próprio pensar é um comportamento. Tudo seria comportamento. 
                                          O vídeo abaixo ilustra empiricamente seu método de estudo e comprova sua teoria. Devemos lembrar que a linha "behaviorista" é criticada como todas as outras da Psicologia, tendo seus reconhecimentos e suas limitações, como qualquer outra linha teórica.
                                         Skinner comprova que se pode condicionar o comportamento operante de qualquer ser baseando-se nos preceitos de Recompensa e Punição.

Bom vídeo! 

P.S.: Aos amigos psicanalistas, iremos postar videos do mesmo nível, não se preocupem! ;)




Enviado por  em 10/10/2010
Visite nossos blogs, deixe seu comentário e participe da nossa comunidade:

Artigos para leitura, livros, filmes, documentários e programas para download: wwww.palcodamente.co.cc

Videos acadêmicos: www.psycotube.blogspot.com

Poesias e Pensamentos de Kárcio Sángeles: www.ecosdaalma.com

Ilustríssimos leitores,
                                nesta publicação, achamos um belo vídeo que mistura a promissora história de Wundt, pai da psicologia moderna, com as maravilhosas cenas de Chaplin. O video está "en Español", porém não será motivo de afastamento ou cara feia. Um breve relato resumido de suas experiências, teorias e crenças.
                               Peguem a pipoca e o cobertor e apertem "Play"!

Saudações!


Enviado por  em 05/10/2010